quinta-feira, 3 de julho de 2014

            Escolhi para deixar aqui  obras de diversos artistas,  são as que mais gosto e com certeza representam muito bem a história da arte.

Abaporu é uma clássica pintura do modernismo brasileiro, pintada pela  artista Tarsila do Amaral em 1928.O nome da obra é de origem tupi-guarani que significa "homem que come gente" (canibal ou antropófago), uma junção dos termos aba (homem), pora (gente) e ú (comer).
O quadro  foi vendido no ano de 1995 para o argentino Eduardo Constantini por 1,5 milhões de dólares e encontra-se exposto no MALBA (Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires). 





1. O Farol (1915):

Este quadro foi pintado por Anita Malfatti durante o seu período de estudante de artes nos Estados Unidos. Anita foi aluna de Homer Bross, que incentivava seus alunos a pintarem com total liberdade de criação. Em “O Farol”, Anita Malfatti afirma o seu gosto pelas cores abundantes e descompromissadas e seu estilo expressionista.
   


  Esta é uma imagem da parte interna da Igreja Matriz de Nossa  Senhora  do Pilar, uma das principais de Ouro Preto, foi construída entre 1711 a 1733. É a mais  bela expressão  do Barroco Mineiro. É a primeira em arte e  a segunda  em riqueza no Brasil!     Os  retábulos laterais e o altar-mor, trabalhados e folheados a ouro, mostram o auge do Barroco. O esplendor dos 472 anjos e dos 434 quilos de ouro que recobrem as talhas é reforçado  pela  música que ecoa na igreja. No teto de caixotão em baixo- relevo, a pintura  ilusionista da época:  da porta principal vê- se um cordeiro sobre a cruz, olhando da capela principal,  ele se esconde embaixo dela. As obras são de Francisco Xavier de Brito, suposto mestre de Aleijadinho.




Obra: Glorificação da Virgem Maria.
Autor: Manoel da Costa Ataíde(1762-1830).

Local: Igreja de São Francisco de Assis  na cidade de Ouro Preto.

Painel do teto da igreja,  é uma pintura tridimensional feita por Mestre Ataíde,  representa a Nossa Senhora, a qual é mostrada indo em direção ao céu, e essa  impressão é dada por conta das colunas( que saem  do terreno  material  e vão  para o terreno divino). O rococó atinge seu requinte máximo nesse forro.  
      
  


Título da Obra:  A Anunciação ( 1472-1475)
Artista: Leonardo da Vinci .( 1452-1519)
Dimensões:  Altura  92cm  Largura  217cm
Pintura a óleo sobre painel de madeira. É uma representação do Anjo Gabriel no momento que anunciava a Maria que fora escolhida pelo Senhor para ser a mãe de Jesus, seu      filho           de acordo com o evangelho de Lucas 1:26. As figuras emblemáticas da Anunciação, inunda- das de pureza e graça, foram temas frequentes no período do Renascimento.  Fico encanta-                da ao contempla-la, transmite paz!
                             





Escola de Atenas
Uma das obras primas de Rafael. É uma das menos importantes obras de Rafael.   
A importância da obra está em demonstrar como a filosofia e a vida intelectual da
Grécia Antiga foram vistas ao final do Renascimento.
Criação: 1509 a 1510
Técnica: afresco
Dimensões: 500 x 700 cm

Localização: Palácio Apostólico-Vaticano





Pieta- A Pieta de Michelangelo é talvez a mais conheci-
da e uma das mais famosas esculturas feita pelo artista.
Representa Jesus morto nos braços da Virgem Maria.
Criação-1499
Técnica: escultura em mármore
Dimensões: 174cm x 195cm
Localização: Basílica de São Pedro-Vaticano



A figura do lavrador mestiço, com braços cruzados, lembra aquelas composições italianas. Aqui Portinari foi buscar referências em seus tempos de infância, quando trabalhava nos cafezais paulistas. 

O Mestiço / 1934


A figura do lavrador mestiço, com braços cruzados, lembra aquelas composições italianas. Aqui Portinari foi buscar referências em seus tempos de infância, quando trabalhava nos cafezais paulistas. 

As mãos e a cabeça agigantadas conferem eloquência à narrativa e monumentalidade para glorificar o trabalho das classes operárias. As tonalidades do marrom e o roxo dos campos cultivados expressam a vitalidade da terra.






Neste quadro de fortes contrastes cromáticos e influência cubista, Di Cavalcante revela o seu apreço pelo desenho e o cuidado conferido na relação entre volumes e os planos.
Crédito imagem: Di Cavalcanti
Cinco moças de Guaratinguetá, 1930
Óleo s/ tela
92 x 70 cm
Coleção MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand


TÚNEL DE LIVROS

Matej Kren criou esta incrível escultura para a Biblioteca Municipal de Praga. O artista instalou esta torre de livros, chamada Idiom, que utiliza espelhos para criar a ilusão de que 
"Idiom"















Kátia Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário